Turismo

Turismo

A região do Vale do Douro constitui um dos tesouros de Portugal. Neste território, que conta com três Patrimónios Mundiais da UNESCO, a Natureza, em perfeita harmonia com a actividade humana, é a protagonista.

A natureza fala-nos de vinho e convida-nos a mergulhar na sua história admirando a terra sobre a qual crescem videiras centenárias. Convida-nos a sentir a dedicação e esmero com o qual se guarda a tradição dos cultivos artesanais. Estamos no lugar perfeito para entrar nas adegas, para nos deixar envolver pelo cheiro das pipas e para descobrir sabores únicos.

Turismo

Uma das melhores formas de visitar a região é de comboio pois este atravessa estas paisagens cheias de vinhas, num trajecto que decorre a poucos metros do Rio Douro. Desde o Pocinho até ao Peso da Régua, sem esquecer o centro histórico do Porto, este passeio oferece uma combinação única de nostalgia, natureza e sensações.

A chamada linha do Douro também pode realizar-se em comboios regulares que partem do Porto, e até combina-lo com viagens a bordo de um dos inúmeros barcos que navegam o Douro. De Junho a Outubro, existe, um comboio turístico que oferece uma parte do percurso, dando uma nova alternativa para conhecer estas paisagens únicas. Seja qual for o meio de transporte elegido, o visitante pode preparar-se para desfrutar de uma sucessão de vinhas lavradas nas encostas do Douro, espectaculares meandros, quintas senhoriais, povos medievais e paisagens únicas.

Turismo

Vale a pena visitar o Peso da Régua, uma das povoações mais importantes na margem do rio, com um ambiente espectacular marcado pela história do vinho. Trata-se da zona mais importante da região, que durante o século XVIII se converteu num importante centro de armazenamento e distribuição dos famosos vinhos da zona. Aqui, situado num emblemático edifício do século XVVIII, encontra-se o Museu do Douro. Um centro que procura transmitir a identidade desta zona, além de recuperar actividades associadas à indústria do vinho, promovendo o turismo cultural e vinícola.

Turismo

E é claro, não se pode falar da região do Douro sem falarmos do centro histórico do Porto. Esta bela cidade, construída a margem do rio, é um dos destinos turísticos mais valorizados da Europa. Com um centro histórico declarado Património da Humanidade pela UNESCO, grande parte do seu encanto encontra-se nos contrastes. Combinação perfeita de tradição e modernidade, no Porto as ruas estreitas convivem com as grandes avenidas.

A famosa parte vinícola da cidade está na outra margem do Douro, Vila Nova de Gaia. Na sua ribeira concentra-se a actividade comercial do vinho do Porto, com as reconhecidas adegas do século XVII, que são as delícias dos visitantes.

Turismo

Se nos restar tempo, a região oferece-nos recantos imperdíveis, como o Vale do Rio Côa. Esta zona, de grande riqueza natural, conta com um Conjunto Pré-histórico de Arte ao ar livre, que representa um exemplo único das primeiras representações de criação simbólica da humanidade, assim como o início do desenvolvimento cultural que remonta ao Paleolítico.